Segundo indicador divulgado pelo Sebrae, um terço dos negócios fecham as portas antes de completarem dois anos e um dos principais causadores dessa quebradeira é a falta de preparo e de planejamento dos gestores. Neste cenário, o consórcio para empresas tem sido uma excelente ferramenta para empreendimentos de todos os portes que buscam planejar investimentos em médio e longo prazo, sem correr riscos, ou até conseguir crédito imediatamente ofertando lances ou adquirindo cartas contempladas.
Seja programando mês a mês o crescimento do empreendimento, ou adquirindo crédito rapidamente, é possível utilizar o consórcio pra planejar metas e garantir que o negócio se mantenha saudável no mercado e com um bom capital de giro.
Como usar o consórcio para empresa?
Existem muitas maneiras de usar o consórcio no mundo empresarial. Todas elas garantem soluções muito interessantes para quem pretende investir no negócio. Veja:
Fugir do aluguel
Pagar aluguel esse é um peso muito grande carregado principalmente por pequenas empresas e pode ser eliminado através do consórcio. Com um investimento mensal, compatível com a receita do negócio, é possível parar de desperdiçar dinheiro com aquele custo fixo da locação.
Uma vez o imóvel adquirido, o valor que antes era pago em aluguel passa a ser investido nas parcelas do consórcio, portanto, você deixa de perder dinheiro todo o mês e começa a investir num patrimônio próprio, que vai garantir o futuro da sua empresa.
Aumentar o espaço
A empresa começou pequena, mas o negócio cresceu e o espaço anda apertado? Da mesma forma que o consórcio serve para livrar a empresa do aluguel, ele também pode ser utilizado para a expansão de uma área extra, ou mesmo para a aquisição de um novo imóvel ou terreno, sempre dentro das possibilidades do seu empreendimento.
Construções e reformas
Também é possível gerar o capital necessário para construir ou reformar através de um consórcio. Fazendo isso, pequenas e médias empresas conseguem projetar espaços mais adequados de acordo com cada perfil.
O consórcio além de custear o projeto arquitetônico e a própria obra, também permite a compra de mobiliário, neste caso, dentro da modalidade de serviços.
Compra de veículos
O sucesso da sua empresa depende da qualidade da sua frota? Com um consórcio você pode planejar a periodicidade dessa troca, de acordo com a necessidade da sua empresa, sem comprometer a saúde do negócio. Com a frota atualizada e em boas condições de uso, seu empreendimento não perde a produtividade.
Compra de máquinas e equipamentos
Com a concorrência cada vez mais qualificada, manter a competitividade é um grande desfio pra qualquer empreendedor. Máquinas modernas e equipamentos mais eficientes costumam ser armas poderosas nesta guerra por espaço no mercado, portanto, investir nisso permite o aumento da produtividade e a melhora na qualidade dos produtos ou serviços prestados.
Capital de giro
Manter capital pra garantir o funcionamento diário ou a expansão da empresa é preocupação de 10 entre 10 empresários. Nós já falamos que sem planejamento a empresa não tem chances de se manter no mercado, e a preocupação com capital de giro está diretamente atrelada ao conceito de planejamento.
Aderir a um consórcio para levantar capital de giro é uma solução bastante segura para não
estagnar nem os investimentos, nem a expansão do seu negócio. Seja através do planejamento ou levantando recursos rapidamente com a compra de uma carta contemplada, o consórcio tem auxiliado muitos empresários a preservarem capital, controlando melhor o fluxo de caixa e ainda escapando das taxas de juros astronômicas dos empréstimos convencionais.
Pra entender melhor de que forma é possível levantar esse recurso com o consórcio, clique aqui.
Quais são as vantagens do consórcio para empresas?
A principal vantagem do consórcio é garantir aos empresários a oportunidade de programar a manutenção e crescimento da empresa, levantando crédito com segurança, sem comprometer o capital de giro, nem correr o risco de ficar no vermelho.
Além disso, o consórcio ainda oferece outras vantagens como:
- Não são cobrados juros, valor de entrada e IOF;
- As prestações são mais baixas que a de financiamentos;
- As parcelas podem ser antecipadas ou quitadas a qualquer momento;
- Há possibilidade de reduzir o valor das parcelas;
- Garante a possibilidade de fazer compras à vista, conseguindo excelentes descontos;
- É possível ofertar um lance e antecipar a contemplação, levantando o crédito antes do previsto.
*Ofertar um lance nada mais é do que antecipar o pagamento de algumas prestações do seu consórcio. Se este valor que você oferecer for o maior do grupo naquele mês, você é contemplado e pode usar o crédito pra investir na sua empresa. Entenda como funcionam os lances clicando aqui.
Como funciona o consórcio para empresas?
Como vimos, é possível levantar crédito com um consórcio pra turbinar qualquer área da sua empresa. Mas antes de entrar em um grupo de consórcio, é preciso ter muito bem definido qual setor está precisando de crédito, bem como a quantidade exata de recursos que você precisa levantar, embora exista a possibilidade de adquirir diversas cotas, se julgar necessário.
A partir disso, é possível definir a modalidade mais adequada para cada caso, seja um consórcio de imóveis, ou de serviços. Ambos possuem algumas particularidades, como prazo e valor de contribuição, mas a adesão e o funcionamento são semelhantes.
Com essas informações bem definidas, basta procurar uma administradora autorizada pelo Banco Central e verificar qual é o plano ideal pra sua situação. Você, então, entra em um grupo com empresários que têm o mesmo objetivo que o seu: seja ampliar a empresa, adquirir um novo imóvel ou levantar capital de giro, com valor e tempo de contribuição específicos, pré-definidos em contrato.
Todos contribuem com parcelas mensais formando um caixa comum. Com esse dinheiro que vocês reúnem, a administradora organiza assembleias mensais onde sorteia um dos participantes do grupo pra receber todo o crédito.
Ou seja, até o final do prazo acordado, todos os participantes vão receber esse crédito SEM PAGAR NADA DE JUROS. Lembrando que os lances são excelentes ferramentas para adiantar essa contemplação, sem depender dos sorteios.
No consórcio, realmente não existe qualquer juros, embora haja taxa de administração, porém, seu valor é bastante inferior aos juros de empréstimos e financiamento. Entenda como funciona.
Capital de Giro
Se a sua preocupação é em levantar capital de giro, em primeiro lugar você precisa ter um imóvel, seja no seu nome, da sua empresa ou de algum parente. Partindo disso, você entra em um grupo de consórcio de imóveis, cuja duração máxima é de 15 anos.
Quando você for contemplado, via sorteio ou lance, basta realizar uma operação de compra e venda entre você e um parente seu, ou entre a empresa e um sócio. Inclusive, se você tem duas empresas, pode fazer a operação de um CNPJ pra outro.
O importante é realizar o processo de compra e venda do imóvel, pra que você não precise comprar um novo imóvel quando for contemplado. Ou seja, você vai realizar a transação com um bem que já faz parte do seu núcleo patrimonial, transformando assim a carta de crédito em dinheiro líquido para investir na sua empresa.
Você também tem a possibilidade de levantar esse crédito rapidamente com a compra de uma carta contemplada.
Agora que você conhece todas as formas de utilizar o consórcio na sua empresa, já pode programar esse investimento e garantir que seu empreendimento nunca saia dos trilhos. Se você acredita que o consórcio pode ser uma solução para sua empresa, você pode contar uma consultoria profissional gratuita e sem compromisso, basta clicar na imagem abaixo e fazer seu cadastro para conversar com a gente: