Consórcio vale a pena? Descubra a verdade que muitos não contam

A foto de um homem sentado em seu escritório com o notebook no seu colo pesquisando se consórcio vale a pena

Você já se perguntou se o consórcio vale a pena quando o assunto é realizar sonhos como comprar um imóvel ou veículo, investir no seu negócio ou até mesmo para fins de investimento? 

Com a taxa básica de juros nas alturas e a expectativa de que siga em ritmo de alta até pelo menos 2026, é normal querer entender se o consórcio é realmente vantajoso, sobretudo como alternativa aos juros dos financiamentos imobiliários, mas não apenas.

Se o seu objetivo é capital de giro, o consórcio oferece uma estratégia sem juros para o seu negócio. Por outro lado, se você deseja fazer um investimento com retorno garantido, esse sistema também permite estratégias de alavancagem financeira e patrimonial. 

Tudo o que você precisa saber é se essas estratégias valem a pena para o seu perfil.

Sendo assim, neste conteúdo vamos mostrar o que é consórcio e em quais situações ele vale a pena, seja na compra de um imóvel, para levantar capital de giro ou para investimento. Continue a leitura para descobrir!

O que é consórcio e como ele funciona?

O consórcio é um sistema de compra colaborativa que reúne um grupo de pessoas com o mesmo objetivo de adquirir um bem ou serviço de forma parcelada, sem a incidência de juros. 

Funciona assim: todos os participantes contribuem com parcelas mensais e, com o montante arrecadado, a administradora libera o crédito mensalmente para um ou mais consorciados, dependendo do saldo do grupo.

Mas como é determinado quem receberá o crédito primeiro? Simples. A administradora realiza assembleias mensais, onde são sorteadas as cotas contempladas. 

O prazo de um consórcio imobiliário varia conforme as necessidades e condições individuais de cada participante e pode chegar a 240 meses, mas geralmente é em torno de 180 meses.

Além disso, não é preciso pagar entrada, apenas uma taxa administrativa, que costuma ser até 10 vezes menor que os juros dos financiamentos.

Como adiantar a contemplação do consórcio

Como já mencionamos, no consórcio imobiliário, a forma tradicional de ser contemplado é por meio dos sorteios mensais. No entanto, para aqueles que têm urgência em adquirir ou construir um imóvel, não é necessário depender apenas da sorte.

Uma opção é utilizar suas reservas pessoais, incluindo o FGTS, para dar um lance. O valor que seria destinado à entrada em um financiamento pode ser usado como lance, acelerando sua contemplação no consórcio. 

Dessa forma, você pode obter o crédito sem pagar juros e ainda ter poder de negociação na compra, já que estará pagando à vista.

Em outras palavras, oferecer um lance significa antecipar algumas parcelas do seu consórcio para o grupo. 

Não tem um valor disponível para oferecer como lance? Não tem problema. Você também pode optar por um lance embutido, utilizando um percentual do próprio crédito, e pode ofertar ambos os lances simultaneamente, aumentando as chances de contemplação.

Consórcio imobiliário vale a pena?

Definitivamente, sim. O consórcio imobiliário é uma excelente solução para quem não quer pagar até três vezes o valor do imóvel apenas em juros. Mas não é apenas a ausência de juros que tem atraído milhões de brasileiros. Listamos mais algumas vantagens:

  • Acessibilidade e facilidade: o consórcio permite que você invista com parcelas mensais mais baixas, sem a necessidade de valor de entrada e livre de juros. Isso torna o acesso à casa própria mais democrático, estando ao alcance de um público mais amplo.
  • Flexibilidade e planejamento: os participantes podem escolher o valor do crédito desejado e o prazo para pagamento de acordo com suas possibilidades e objetivos de vida. Essa flexibilidade facilita o planejamento financeiro, permitindo que você organize suas finanças sem comprometer o orçamento mensal.
  • Valorização do investimento: o mercado imobiliário é conhecido por sua tendência de valorização a longo prazo. Além disso, o consórcio imobiliário é reajustado pelo INCC (Índice Nacional de Custo da Construção). Isso significa que seu crédito acompanha a valorização do mercado, garantindo seu poder de compra mesmo que a contemplação demore mais para acontecer.
  • Uso do FGTS: outra facilidade importante do consórcio imobiliário é a possibilidade de utilizar o **FGTS** (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para dar lances ou complementar a compra do imóvel. Como vimos, essa é uma ótima estratégia para antecipar a contemplação.

Considerando essas vantagens, fica evidente por que o consórcio imobiliário tem conquistado a preferência de muitos brasileiros que sonham em adquirir um imóvel. Aqui tem mais informações sobre o consórcio imobiliário.

Consórcio para levantar capital de giro vale a pena?

Sim, o consórcio pode ser uma alternativa viável e econômica para empresas que precisam levantar capital de giro, embora não exista uma modalidade específica para este fim. 

Ainda assim, com a estratégia CCG-PJ – Crédito para Capital de Giro Protegido de Juros – da Redesul Consórcios, você pode conseguir recursos para o seu negócio sem se submeter aos juros elevados que normalmente acompanham empréstimos e financiamentos.

Como funciona o CCG-PJ

Basicamente, o conceito central do CCG-PJ é utilizar o consórcio como uma forma de levantar capital de giro sem pagar juros. 

Para isso, você precisa ter um imóvel, entrar em um consórcio imobiliário, contemplar e depois realizar uma operação de compra e venda. 

Mas atenção: em vez de vender esse bem para um terceiro, você o vende para si mesmo! Isso pode ser feito por meio de transações entre você e um parente, entre sua empresa e você ou um sócio, ou entre você e sua própria empresa.

Se tiver pressa, você pode acelerar esse processo ofertando lances ou comprando uma carta de crédito já contemplada. Agende sua assessoria gratuita aqui para entender melhor.

Mas será que o CCG-PJ é mesmo vantajoso? Sim! Primeiro, a ausência de juros torna a operação mais barata do que os empréstimos tradicionais, mesmo considerando investimentos iniciais em lances ou ágio por cartas contempladas. 

Além disso, os prazos longos para pagamento e as parcelas menores permitem um melhor planejamento financeiro sem sobrecarregar as finanças.

Portanto, esta é uma maneira de usar o consórcio que vale a pena, desde que você possa se organizar e planejar, ou se você tem recursos para ofertar lances ou investir em cartas contempladas se tiver pressa.

Se você acredita que o CCG-PJ pode ser uma boa solução para o seu negócio, aqui tem mais informações sobre esse método. 

Caso contrário, se você tem pressa para levantar crédito para o seu negócio e não quer pagar juros altos, uma boa alternativa é utilizar o empréstimo com garantia de imóvel da Venko Credit, com taxas a partir de 1,3% ao mês. Toque aqui para saber mais.

Vale a pena fazer consórcio para investimento?

Sim, e muito! Mas antes de qualquer coisa, é preciso desfazer um grande mito que sempre é levantado quando o assunto é usar esse sistema para investir: o de que consórcio não é investimento. Pois saiba que essa ideia está completamente equivocada. 

Na verdade, existe uma confusão de conceitos em se tratando de investimentos, poupança e aplicação financeira. Veja o que diz o livro “1º Prêmio Abac de Monografia em Consórcio”, que contém levantamentos científicos sobre o tema:

“Em economia, poupança é a parcela da renda não consumida em dado período, e considera-se investimento todo acréscimo de capital das empresas destinado à ampliação de sua capacidade produtiva. No dia a dia, o termo é usado genericamente para para identificar aplicações financeiras, que são, de verdade, modalidades de poupança, e não de investimento”. 

Ou seja, no conceito econômico, investimento é todo o acréscimo na formação bruta de capital fixo do país. 

Considerando este conceito, o educador financeiro filiado à Abefin (Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira) e CEO do Grupo Redesul, Evandro Canello, acrescenta que consórcio é investimento, “pois quando você forma poupança com um consórcio e adquire um veículo ou imóvel, isso é investimento, assim como uma empresa que adquire uma máquina para ganho de produtividade.”

Portanto, o consórcio não é apenas uma forma de investimento, mas possivelmente uma das mais vantajosas que você vai encontrar. A seguir, veja duas estratégias muito vantajosas para investir com consórcio e fazer alavancagem patrimonial e financeira de forma inteligente:

Investimento em consórcio com retorno garantido

O CIS-RG, ou Consórcio de Investimento Seguro com Retorno Garantido, é uma estratégia do Grupo Redesul que oferece a segurança dos consórcios imobiliários com a vantagem de recompra garantida, assegurando alto lucro sem os riscos típicos do mercado financeiro.

Como funciona o CIS-RG

A essência do CIS-RG está na estrutura de consórcio. Os participantes adquirem cotas que podem ser contempladas por sorteio ou lance, podendo usar o crédito para adquirir bens ou deixá-lo rendendo até a recompra pelo Grupo Redesul.

O diferencial do CIS-RG é exatamente esse Programa de Recompra Garantida: quando você é contemplado, nós compramos de volta a carta de crédito por um valor superior ao inicialmente investido. 

Quer um exemplo? Vamos considerar que você queria fazer uma alavancagem financeira com o CIS-RG. Para esses casos, normalmente o ideal é trabalhar com mais de uma cota. Sendo assim, imagine a seguinte situação:

Você investiu em duas cotas de consórcio de R$ 250 mil cada uma, com prazo de 240 meses. Considere, também, que o INCC corrigirá sua carta de crédito ao longo do tempo.

Ou seja, se você for sorteado nos anos seguintes, em qualquer período, o crédito é devidamente corrigido. Então, o Grupo Redesul compra sua cota e adiciona um percentual sobre o valor atualizado.

Mas que percentual é esse? Tudo vai depender do momento da sua contemplação, mas basicamente há duas regras:

  1. Contemplação até a parcela nº 30: recompramos por 15% sobre o valor atualizado do crédito;
  2. Contemplação após a parcela nº 31: recompramos por 20% sobre o valor atualizado.

Percebe como este mecanismo assegura que os investidores obtenham um retorno atrativo e previsível, mesmo que nunca utilizem o crédito para adquirir um bem?

A Rosane teve nada menos que 1.081% com essa estratégia. Olha o que ela disse:

Quer entender melhor como funciona o CIS-RG? Acesse aqui!

Investimento em consórcio para renda passiva

O CIP-RP, ou Consórcio de Investimento Patrimonial para Renda Passiva, é uma estratégia do Grupo Redesul para alavancar seu patrimônio imobiliário com uma economia de 60% em relação aos financiamentos tradicionais, já que não há juros e o poder de compra é à vista. 

O primeiro passo é entrar em um grupo de consórcio imobiliário. Normalmente, quem não tem pressa aguarda pelos sorteios. Quando a cota é contemplada, o consorciado compra o imóvel, aluga e o inquilino passa a pagar as parcelas restantes do plano. 

Vamos ver esse cálculo na prática?

Simulação do CIP-RP

Em primeiro lugar, imaginemos que você contrate um consórcio de imóveis de R$ 300 mil em um prazo de 240 meses. Seu investimento inicial será de R$ 1.556,25. Digamos que sua contemplação ocorra na prestação número 78.

Até este momento, você terá investido R$ 148.308,52 já corrigidos pelo INCC. Nesse caso, seu crédito estará valendo R$ 454.528,00. Considerando este cenário, sua parcela estará em R$ 2.357,86. 

Desta forma, você vai adquirir um imóvel de R$ 454.528,00 por R$ 148.308,52. Depois disso, você aluga essa casa ou apartamento e o próprio aluguel passa a pagar as parcelas restantes. 

Quando terminar de pagar a carta de crédito, você terá o dinheiro integral do aluguel para viver de renda e um imóvel valorizado para deixar para os seus filhos. Este é o cenário ideal em se tratando de segurança e conforto, não concorda?

O que você acabou de aprender é nada menos que a melhor estratégia de alavancagem patrimonial e geração de renda passiva que existe. 

Acelerando o processo do CIP-RP

Para quem tem pressa, a solução é entrar no consórcio e ofertar lances. Ou seja, você pode usar uma parte de um dinheiro que tenha guardado – como o FGTS – mais um valor de lance embutido.

Veja o depoimento do Luiz, que alavancou seu patrimônio em 100% com o CIP-RP. Ele contemplou na primeira parcela ofertando lance:

Como saber se o consórcio vale a pena para mim?

Como vimos, o consórcio oferece várias possibilidades, seja para adquirir imóveis, levantar capital de giro ou como estratégia de investimento. No entanto, para saber se vale a pena para você, é fundamental considerar o seu perfil, suas condições e necessidades.

Sendo assim, para evitar armadilhas financeiras e fazer uma escolha consciente, você deve contar com uma assessoria especializada que analise sua situação e oriente sobre as melhores estratégias. Agende aqui sua assessoria gratuita.

Por outro lado, se você gostaria de entender melhor como fazer alavancagem financeira e patrimonial usando o consórcio, nós temos um ebook completo e gratuito.Toque aqui para baixar!

Share it :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *